CENTRO ORNITOLÓGIO DO PORTO

HISTORIA

Passava o ano de 1978 e um grupo de criadores oriundos da Associação de Avilcultores  de Portugal com sede em Lisboa  e com Delegação no Norte do Pais  decide-se fundar um Clube Ornitológico tendo por fim fomentar o gosto pelas aves através do seu estudo e criação.


    Assim em 07/11/1978  fundaram o CENTRO ORNITOLÓGICO DO PORTO Agremiação Desportiva, Cultural e Recreativa com sede na Cidade do Porto, conforme publicação no Diário da República Nº 280 lll Série de 06/12/78.


Os Estatutos foram elaborados pelos Sócios fundadores senhores:


- Manuel Pinto Gonçalves
- Manuel Silva Viana
- Fernando Maria Morais Pereira
- Manuel José Magalhães Martins Couto
- Alfredo Augusto Aranha Meneses Pacheco
- Manuel Alves de Sousa
- José Pereira da Fonseca
- Avelino de Sousa Nunes
- José Luis Guedes Peixoto
- Lotário Viegas Casimiro
- Vitor Manuel Ferreira Pinto Gonçalves
- Manuel Lucindo da Silva Machado

    Insígnia e Pavilhão:

    São da autoria do senhor Miguel Leite Cerqueira

    É composta por três elementos básicos:

    - torres, Escudo e Faixas; o escudo é encimado por cinco torres, símbolo representativo da cidade do Porto, sendo ainda circundado por faixa na parte inferior onde está escrito o nome da colectividade.
    - na parte superior junto às torres, vê-se a indicação do ano da sua fundação. Dentro do escudo está representada a Ponte da Arrábida, ex-libris da cidade sob a qual se vêem as águas do tradicional rio Douro.
    - a ave dentro do conjunto figurativo simboliza o mundo ornitológico.
    - o pavilhão é composto pela insígnia descrita, bordada ao centro dum tecido branco natural e orlado a azul e ouro.

    Posteriormente a 09 de Maio de 1979 foi fundada uma estrutura coordenadora das   várias actividades ornitológicas a norte, efectuando-se uma  Escritura Pública dos seus Estatutos e Regulamento,  passando a dominar-se  Associação  Ornitológica do Norte de Portugal-AONP, tendo o C.O.P. de imediato solicitado a sua filiação.

    Aquando a realização do 49º Campeonato do Mundo de 2001 de Ornitólogia realizado em Portugal, passa a dominar-se FEDERAÇÃO ORNITOLÓGICA DO NORTE DE PORTUGAL-FONP dominação que se manteve até Outubro de 2003.

    Em Assembleia Geral de 15 de Novembro de 2003, foi aprovado pelos clubes seus filiados ( 25 ) um novo Estatuto e Regulamento Desportivo,  alterando a sua dominação para âmbito nacional, e por Escritura Pùblica de 11 de Dezembro de 2003, passa para FEDERAÇÃO ORNITOLÓGICA NACIONAL PORTUGUESA – FONP

2011 Clube Ornitológico do Porto.Todos os direitos reservados.